SOMOS UMA FAMÍLIA DE FAMÍLIAS
Embora não esteja nada na moda dar atenção ao passado, continuamos a insistir na importância de valorizar os que nos antecederam para sabermos aproveitar e valorizar o relacionamento intergeracional.
A Maria Quitéria Ferreira desposou o Firmo Francisco, tendo os dois feito sua morada junto do irmão desta, na rua dos Sapateiros.
A Maria Quitéria, conhecida Maria Sapateira, era irmã do meu avô materno Manuel Ferreira da Encarnação (Manuel Brincatudo), e, dedicava-se ao negócio de calçado e roupas. O Firmo Francisco também se dedicava à agricultura, designadamente na sua Quinta da Fonte Cepa.
Eles tiveram dois filhos: o João, e a Lucinda.
O João Ferreira Francisco desposou a Maria Joaquina Soares Ferreira, e tiveram um filho: o Manuel Ferreira Francisco. Tinham morada na rua 5 de Outubro, e dedicavam-se à venda ambulante de calçado e roupa.
A Lucinda Ferreira Francisco desposou o Augusto Encarnação Assis, e não tiveram descendência. Tinham morada e loja aberta de mercearia, à beira da estrada nacional.
Nós tivemos naturalmente muito convívio com estes tios e primos, de quem guardamos muito boas memórias, pois eram muito carinhosos connosco. Lembramo-nos bem da oportunidade que tínhamos, quando vínhamos a Arranhó, de poder ver de perto os cavalos do tio Firmo, e, as galinhas, galos, e coelhos, da tia Sapateira, foram a nossa “quinta pedagógica”.
Um agradecimento especial ao José Manuel Ferreira Mateus pela sua generosidade de partilhar estas fotos raras.
#FamíliaDeFamílias
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz