Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 252: Na Calçada do Desterro

Memórias da mobilidade arranhoense

Até aos anos 70, quando precisavam ir a Lisboa, os arranhoenses recorriam aos serviços de transporte de passageiros prestados pela empresa Auto Viação Bucelense, de Eduardo Justo & Cª Lda, mais popularmente chamada Bucelense.

Esta empresa tinha sede e um terminal em Bucelas, no Largo do Espírito Santo, e, na capital, como mostra esta foto [1] de 1951, tinha o seu terminal localizado bem no centro de Lisboa, na Calçada do Desterro [2], no número 7, nas proximidades da Rua da Palma e do Martim Moniz.

Além do transporte de passageiros, também ocorria o transporte de encomendas e outros bens. Na aldeia de Arranhó, o Augusto da Encarnação Assis foi o primeiro agente da Bucelense, e o passeio fronteiro à sua loja, era o local de carga e descarga de encomendas e passageiros.

Notas:
[1] fonte: blog Lisboa de Antigamente, fotografia de Eduardo Portugal in Arquivo Municipal de Lisboa.
[2] A Calçada do Desterro evoca o antigo Convento de Nossa Senhora do Desterro, que foi a casa principal dos monges de São Bernardo, construída entre 1591 e 1640. Em meados do século XIX passou a funcionar nesse convento o Hospital do Desterro, sendo este desactivado em 2006.

#MobilidadeArranhoense

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz

Deixe um comentário