Esta é mais uma preciosidade histórica que precisais admirar e apreciar como merece.
É mais um registo da visita de uma grande delegação de individualidades oficiais vindas de Lisboa à aldeia de Arranhó na segunda metade dos anos 40.
Entretanto tornou-se difícil a identificação dos presentes, mas ainda é possível observar pormenores importantes como o modo como então as pessoas se vestiam, e também como era o ambiente na aldeia (os muros, os caminhos, as casas, a iluminação pública).
O povo encontrava-se reunido exactamente no local onde irá ser construído mais tarde o primeiro edifício da Junta de Freguesia. Por detrás do povo, podem ver-se da esquerda para a direita as antigas casas do Domingos Francisco Frade, e, da Gageira “Velha”, e, ao fundo, vemos uma carroça de varais, e, a Abegoaria [1] do Francisco José Rodrigues.
Esta foto é notável, e só a podeis apreciar agora graças à generosa colaboração do António Raimundo Assis, a quem muito agradecemos. Só assim, com a colaboração e partilha de cada um de vós, poderemos mostrar e preservar belas recordações como esta, que estão nos vossos álbuns.
Notas:
[1] dava-se o nome de Abegoaria à dependência onde o Abegão [2] alojava os animais, a carroça e as alfaias agrícolas.
[2] o Abegão era o nome dado ao caseiro que tinha a seu cargo a lavoura e a abegoaria duma propriedade agrícola.
#HistóriaLocal
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz