Provavelmente nenhum de vós ouvistes falar desta senhora de ar tranquilo e bondoso entre duas bonitas moças.
Vestida de escuro e com lenço na cabeça, revela-nos a sua condição de viúva. Viveu no Outeiro, e foi uma lutadora ao criar sozinha e com muitas dificuldades de meios de subsistência, seis filhos, quatro rapazes e duas raparigas.
Eu não conhecia esta notável e singela figura, da qual sei ainda muito pouco, mas simpatizei logo com ela, e mais surpreendido fiquei quando pessoa amiga ma apresentou através desta belíssima foto, revelando-me tratar-se da parteira de Arranhó!!!
Naquela época, as condições de saúde pública em Portugal eram muito precárias, e as jovens grávidas entregavam-se com confiança à experiência de vida e às mãos hábeis de mulheres simples como a Dona Eugénia do Outeiro.
As duas moças que ladeiam a Dona Eugénia na foto são: do lado esquerdo a Maria Teresa Assis Ferreira, e, do lado direito, a Maria Amélia Carreira Ferreira.
Ficamos muito contentes de a poder resgatar do esquecimento, e assim lhe agradecer os bons ofícios que certamente ofereceu e exerceu em muitos lares arranhoenses ajudando na hora do parto.
#PersonalidadesLocais
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz