Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 271: Memórias dos espetáculos

Memórias da Festa de Nossa Senhora da Ajuda

Nos dias de hoje vulgarizaram-se os “festivais” de música por todo o País, com muitos adeptos. É bom recordar que até há pouco anos atrás, a oferta não era assim tanta, nem a mobilidade era tão fácil. Para os arranhoenses durante décacas a Festa da Ajuda era a grande oportunidade de assistir a um espectáculo.

E muitos lembrar-se-ão dos grandes espectáculos ocorridos na Festa de Ajuda. Nas várias épocas, grandes artistas passaram por Ajuda. A Irmandade sempre colocou muito brio nas suas escolhas, pois daí também podia beneficiar de mais receitas e da vinda de muito mais público.

Na foto temos dois postais que os artistas de então usavam para oferecer aos seus admiradores, no final dos espetáculos, com dedicatória e as suas assinaturas.

Nos anos 70 ficaram célebres as atuações de famosos conjuntos populares nacionais como os apresentados na foto: em cima, o conjunto Maria Albertina, e em baixo, o conjunto Fernanda Gonçalves-José Augusto. Devemos recordar que naquela época não havia a oferta de tantos eventos como há nos dias de hoje, e a Festa em Ajuda era a ocasião (única) de poder vivenciar um espetáculo musical ao vivo. Eram aliás espetáculos muito divertidos, com muita música e convívio, onde jovens e adultos participavam conjuntamente.

Nessa altura os espetáculos eram realizados num terreno emprestado, chamado terra da Cerca, atrás da capela, onde com criatividade, a galera duma camionete era adaptada para palco e para assentos eram usados fardos de palha cobertos com mantas. Uma coisa é certa não se sentia desconforto e no final eram sempre noites muito bem passadas.

#UsosCostumes

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz