Memórias da festa de Nossa Senhora de Ajuda
Uma outra bela tradição das festas de Nossa Senhora de Ajuda é a inclusão no cortejo processional de crianças devidamente trajadas de acordo com a iconografia cristã dos santos e mártires cristãos.
Como não podia deixar de ser, a festa é eminentemente cristã, e as famílias arranhoenses faziam gosto de preparar em antecipação o trajo que iriam vestir o seu filho ou filha na procissão.
É um momento importante da formação espiritual das crianças, embora às vezes também seja uma experiência dura, uma vez que a procissão principal do dia 8 costuma durar duas horas a duas horas e meia. Mas também essa prova ajuda a modelar a sua mentalidade.
A Irmandade de Nossa Senhora de Ajuda foi procurando dar dignidade a esta apresentação das crianças, pois além de ser um momento de orgulho para os pais, a sua apresentação na procissão, é também um momento de apresentação do exemplo de figuras notáveis de seguidores de Jesus Cristo. Com mais ou menos catequese, algo interior mais forte, tem feito sentir a todos a importância dos santinhos na procissão.
A devoção inspirava o exemplo de alguns santos muito conhecidos: Rainha Santa Isabel, São João Baptista, São Lourenço, Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis, Santa Catarina, Santo Antonio.
Apesar da ação anticatólica de alguns elementos, na escola e na sociedade, que incentivaram a indiferença religiosa e o afastamento de Deus, a devoção popular e as recordações familiares de algum modo preservaram esta bela tradição. Basta ver a quantidade de fotos a registar estes momentos.
Atualmente tem havido um natural enriquecimento das evocações de outros santos.
#UsosCostumes
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz