Memórias da festa de Nossa Senhora de Ajuda
É inquestionável e estimulante recordar que a razão de ser das festas anuais nas comunidades do nosso concelho, é a sua origem cristã.
Numa época onde se verifica alguma indiferença religiosa e algum afastamento de Deus, tem sido possível recordar às populações a sua cultura ancestral cristã, mantendo a devoção popular.
Ao ver esta belíssima e inspiradora foto das centenárias festas em honra de Nossa Senhora de Ajuda, todos podemos confiar na importância da cultura cristã na vida das pessoas, hoje mais do que nunca, para as guiar e orientar no seu quotidiano.
É em família que se dá o exemplo de coerência, que se transmite a fé, que se passam os valores importantes para a vida. E que bonito é ver de novo o retomar do gosto de muitas mulheres em adornar as suas casas para louvar a Deus no momento da passagem da procissão. Estes pequenos gestos fortalecem a nossa identidade cristã e trazem para a modernidade o que de melhor temos das nossas tradições culturais.
Aqui vemos a Quitéria Lourenço Lopes com o seu filho Nuno Manuel Lopes Russo com a sua janela adornada com uma bonita colcha.
#UsosCostumes
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz