Memórias da festa de Nossa Senhora de Ajuda
Esta bonita imagem ilustra um aspeto central desta festa centenária: a forte participação, a grande veneração, e a genuína gratidão de imensos fiéis por Nossa Senhora.
Nos últimos 50 anos, fruto da melhoria geral de vida da população com a Democracia, a motivação religiosa das festas desvaneceu-se um pouco, e assim, além da peregrinação religiosa, cresceu de importância a parte profana da festa, como por exemplo, a realização de grandes concertos com figuras de primeiro plano da música nacional.
Mas, será bom lembrar, a razão de ser, a origem, desta bonita devoção popular. A festa em honra de Nossa Senhora de Ajuda, realizada quando o calendário litúrgico cristão celebra a 8 de Setembro o nascimento de Maria, é, acima de tudo, um momento onde muitas almas atribuladas e cheias de gratidão vêm agradecer os dons e as graças acontecidas nas suas vidas, por intercessão da Mãe do Salvador do Mundo.
A nossa memória, permite-nos testemunhar o clima devocional intenso desta festa, no tempo da Guerra do Ultramar. As pessoas vinham rogar a proteção de Nossa Senhora da Ajuda para os seus filhos e maridos, ou agradecer o seu regresso da guerra sãos e salvos. Eram largas centenas aqueles que vinham pagar promessas em géneros (milho, trigo), velas, ex-votos, dinheiro, ou prática devocional (peregrinar descalço, de joelhos, com sacas de cereal às costas, debaixo do andor, etc. etc.).
Nós imaginamos que assim tem sido há séculos, pois em cada época não faltam motivos de preocupação e aflição na vida de cada um, que levam as pessoas a recorrer ao divino.
E o que temos por certo é que têm sido muitos os dons e as graças recebidas por intercessão de Nossa Senhora da Ajuda ao longo da história da nossa nação, basta recordarmos os momentos de pobreza e emigração, as pandemias, as guerras na Europa, as guerras liberais, as convulsões republicanas, a guerra no ultramar, etc.
É fundamental recuperar e divulgar as razões fundamentais que mobilizam e trazem consolação espiritual a quem peregrina anualmente à romaria de Nossa Senhora da Ajuda.
É um desafio para a Irmandade de Nossa Senhora da Ajuda, e para a comunidade cristã da Paróquia de São Lourenço de Arranhó..
#UsosCostumes
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz