O meu amigo António Vale Pinto veio despertar a minha curiosidade com um seu comentário sobre um facto pouco conhecido entre nós: um arranhoense notável que fez a sua vida noutras paragens.
Ele nasceu na Granja, Louriceira de Baixo, freguesia de Arranhó, município de Arruda dos Vinhos, filho do relacionamento extraconjugal entre a mãe, Olímpia Jorge Carvalho, e o filho do rendeiro da propriedade onde a mãe trabalhava, Rafael Morais. No entanto, o pai biológico nunca assumiu a paternidade de Jerónimo de Sousa, que foi perfilhado pelo companheiro da mãe, António de Sousa. Histórias da vida nos idos anos 40.
Falamos de Jerónimo Carvalho de Sousa, nascido a 13 de Abril de 1947.
O País político conheceu-o como Jerónimo de Sousa, e no final de carreira deixou uma imagem de simpatia e grande compromisso com os seus ideais, sendo respeitado entre os seus adversários políticos.
Naturalmente que esta informação será uma surpresa para muitos arranhoenses, que evidencia como ainda há tanto a desvendar sobre Arranhó e as suas gentes.
A foto recorda-nos que Jerónimo prestou o serviço militar na Guiné, como soldado Condutor Auto da Companhia Polícia Militar 2537 (Bissau, 1969/71).
#UsosCostumes
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz