Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 223: Amizade e camaradagem

Esta bonita foto recorda-nos um tempo em que na aldeia de Arranhó se vivia uma grande proximidade social, as pessoas gostavam de estar umas com as outras, e, ao domingo, se viviam momentos de sã amizade e camaradagem.

Como era então comum, homens e mulheres tinham os seus grupos próprios de convívio.

Este grupo tem particular interesse pelos homens presentes, figuras típicas arranhoenses, e também pelo cenário que serviu de fundo à foto, o portão do quintal onde o velho António Francisco Assis reunia o ferro-velho recolhido, em visível à direita da foto.

A identificação neste grupo já é problemática, mas vamos procurar referir alguns recorrendo até às alcunhas porque se conheciam uns aos outros. Da esquerda para a direita.
atrás: ?, ?, ?, Zé Casimiro, Aníbal.
fila do meio: Manel Pulgas, Chico da Carneira, Manel da Fonte, Tóino Reis, Manel da Eira, Matateu (Joaquim Piriquito).
frente: Pulgas, ?, Álvaro, António Assis com  acordeão, Chaves, Zécas, Manel Domingos, Manel da Catarina, Manel da Júlia.

Que bonito ver este grupo bem disposto que aproveitava as habilidades musicais do jovem acordeonista para uma tarde bem passada.

Estamos muito gratos por esta memória ao António Raimundo Assis que nos facultou a foto e as suas recordações. só assim podemos ir concretizando este projeto de preservação da memória arranhoense.

#MemóriaLocal
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz