Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 218: À porta da capela em Ajuda

O lugar de Ajuda, sempre teve vida própria, apesar da sua proximidade à aldeia de Arranhó.

Durante muitos anos a ligação entre Arranhó e Ajuda fazia-se através dum caminho rural, no qual haviam até aos anos 50 poucas casas de habitação: apenas no Casal, e, nos 4 Caminhos.

As camionetas da Bucelences que vinham de Lisboa pela estrada EN 115, ao chegar à Quinta do Paço, tinham dois destinos, dois percursos diferentes: umas com destino a Arruda dos Vinhos passando por Ajuda, e outras com destino ao Sobral e Torres que passavam por Arranhó.

Neste retrato de grupo tirado junto da capela de Nossa Senhora da Ajuda, podemos ver, da esquerda para a direita:
Três visitas de Mem Martins – a Rosa, o Pedro e a Filomena; o Artur Manuel dos Santos Luis com o Valdemar Luis ao colo; a Maria Manuela dos Santos Luis, e o casal Maria José dos Santos Luis e Carlos Maria Luis.
Como muitos ainda saberão, a D. Maria José foi durante muitos anos a dedicada zeladora da capela.

Ainda está por fazer o levantamento das histórias desta comunidade, em que a estrada nacional foi, durante muitos anos, a separação entre os territórios das freguesias de Arranhó e de São Tiago dos Velhos.

Esta belíssima recordação só foi possível graças a mais uma generosa partilha duma foto privada, que muito agradecemos. Recordar é viver, e como podeis confirmar estas recordações fazem-nos bem a todos nós. Só assim podemos preservar a nossa história e a nossa identidade.

# FamíliaDeFamílias

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz