Esta bonita foto, permite-nos recuar no tempo e observar como eram a maioria das casas na aldeia de Arranhó até aos anos 60. O mundo rural português na primeira metade do séc. XX permanecia muito pouco desenvolvido, pobre, e com poucas infraestruturas.
O local deste retrato foi o cruzamento das actuais rua da República com a rua do Espragal. Como se pode observar em detalhe, tal como os muros, as casas eram então de construção tosca e simples, em pedra e argamassa. Algumas eram caiadas, outras nem isso. Na maior parte das habitações o chão das lojas era em terra batida, simples.
Só uma minoria das habitações da aldeia,, sobretudo à beira da estrada nacional, e na actual rua da República, se apresentava com as paredes rebocadas e pintadas, e com janelas de vidros.
As bonitas raparigas, que se apresentam com modernos fatos a contrastar com as mirones, são a Maria Narciso Canuto (à esq) e a Maria Matilde Soares Mateus.(à dir), e a criança somos nós próprios, numa visita à casa do avô materno.
#FamíliaDeFamílias
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz