Somos uma família de famílias
A memória comunitária arranhoense encontra-se em risco de se perder por três ordens de razões: a indiferença ou desinteresse dos mais jovens, a partida dos que viveram e conheceram as pessoas e os factos, e, a perda natural da memória.
Muitas vezes, belas recordações encontram-se escondidas em velho álbuns de família, o que é compreensível, só que entretanto muitas delas ganharam nos dias de hoje fundamentais para revelar às novas gerações a autenticidade do modo de vida da aldeia de Arranhó.
Em muitos casos, sucede mesmo já ser difícil encontrar quem consiga ajudar na identificação dos retratados.
Esta é uma bonita foto de vizinhos que então moravam no Outeiro.
Atrás, da esq. p/dir., podemos recordar a Zulmira Carreira Ferreira [1], a seguir a Beatriz Pinto Soares [2] que tem ao colo o filho mais novo o Filipe [3], e a seguir a Judite Fabião Sousa [4].
À frente, da esq. p/dir., temos a Maria Luísa e a irmã Maria Amélia, [5] depois uma menina ainda não identificada, a seguir os filhos da Judite, o Domingos, o Jorge em cima da cadeira, o último menino ainda não identificada. Provavelmente os meninos não identificados são primos de visita na ocasião.
Este postal foi possível graças à gentileza do João Baptista Fabião de Sousa, emigrante nos EUA, a quem muito agradecemos, pois assim contribuiu para preservar e enriquecer a memória comum arranhoense. Também ficamos muito gratos à Maria Teresa Gonçalves e à Edite Santos pelo esclarecimento dos pormenores e identificações. Sempre que nos é possível, procuramos preservar as identificações, os rostos com os respectivos nomes completos.
Notas:
[1] a Zulmira Carreira Ferreira era casada com o Baptista da Silva Guedes.
[2] a Beatriz Pinto Soares era casada com o José Soares.
[3] Filipe Ernesto Pinto Soares.
[4] a Judite Raimundo Fabião Sousa era casada com o Domingos Sousa Luis e tiveram três filhos, o Domingos, o Jorge, e o João.
[5] eram irmãs do Olímpio, filhas da Deolinda Sousa Luis que casou com o Teófilo Braga dos Santos (de Bucelas), sobrinhas portanto da Judite, e, primas do Domingos, do Jorge e do João.
#FamíliaDeFamílias
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz