Nos anos 70 e 80, Arranhó afirmou-se como uma comunidade dinâmica e influente no concelho de Arruda dos Vinhos.
Ao longo dos anos tinha amadurecido um forte espírito de união e gosto pelo bem comum, que fez despontar inúmeros casos de cidadãos e políticos arranhoenses dinâmicos, empreendedores, e preocupados em fazer progredir a sua terra.
Foram então muitas as obras e iniciativas que se concretizaram a favor da terra e das pessoas. Com o advento da Democracia, os arranhoenses viram no poder autárquico uma janela para fazerem mais e melhor, e através dos partidos políticos souberam fortalecer a união para trazerem para a sua terra mais progresso e mais desenvolvimento.
Foi uma época em que a Junta de Freguesia liderou inúmeras reivindicações e iniciativas locais, e onde os vários eleitos para a vereação da Câmara e para a Assembleia Municipal, sabiam “puxar” para Arranhó a atenção e os apoios do presidente da Câmara.
É verdade que havia na época grande rivalidade entre os arranhoenses apoiantes do PPD e os apoiantes do PS, mas quando se tratava de “puxar” para a sua terra, tocavam todos a reunir.
O sonho e a ambição mantinham os arranhoenses unidos pelo bem comum, e assim se fez obra… e Arranhó chegou a Vila.
Esta foto regista mais uma iniciativa pública em Arranhó na época, a inauguração duma agência bancária, com a presença e forte participação institucional, com a presidência do Município muito próxima e atenta à comunidade arranhoense.
#HistóriaLocal
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz