Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 159: “Manuel Morgado Júnior e Elvira Pinto Carreira”

Somos uma Família de Famílias

Podemos apresentar-vos mais esta bela foto duma família arranhoense, graças ao meu amigo Firmo Ferreira, que a publicou em boa hora a homenagear a história do negócio familiar que hoje conhecemos como Mercearia ou Minimercado Lucília.

Então na foto podemos ver um bonito casal arranhoense: a Elvira Pinto Carreira e o Manuel Morgado Júnior, acompanhados dos seus filhos o António Carreira Ferreira, a Zulmira Carreira Ferreira, ao colo, e, a Maria Amélia Carreira Ferreira.

Devemos acrescentar dois pormenores importantes e talvez desconhecidos de muitos:
A Elvira, era uma mulher proactiva, e por isso se tornou muito conhecida por toda a região, porque era ela “que dava as injeções”. Naquela época, os conhecidos clínicos dr Jorge e o dr Vieira Lisboa, reconhecendo as suas qualidades, ensinaram-na a dar injeções.
O Manuel, era um homem igualmente proactivo e com capacidades de liderança, e por essa razão era capataz na Junta Autónoma das Estradas. [1]

Quanto à Mercearia Lucília, este conhecido negócio em Arranhó começou por ser uma taberna, e teve origem nos meados da década de 1940. [2] Como o António Carreira era nessa altura ainda adolescente, a taberna teve que começar em nome de seu pai, o Manuel Morgado Júnior.
Oficialmente, só em 08 de Fevereiro de 1951, é que a Câmara de Arruda emitiu um Alvará de Sanidade para a taberna, em nome do António Carreira Ferreira, formalizando a sua condição de proprietário da mesma. Isto porque ele tinha atingido a maioridade no mês anterior, a 16 de Janeiro de 1951.

Nessa época, cuidava-se de fazer pela vida muito mais cedo do que se faz hoje.

Notas:
[1] A Junta Autónoma das Estradas, era um organismo estatal que mantinha equipas dedicadas à conservação do pavimento, e das bermas e valetas, das estradas nacionais. Haviam equipas de cantoneiros liderados por um capataz, que estavam responsáveis por um troço das estradas nacionais ao longo do País.
[ 2 ] para saber mais sobre as tabernas de Arranhó ver “Arranhó Memória e Gratidão” N°48, e sobre a localização da Taberna do Carreira ver também o N°416.

#FamíliaDeFamílias

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz