Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 158: “Como Arranhó Redescobriu Irene Lisboa”

QUASE MEMÓRIAS – parte 6

O que motiva a apresentar estas quase memórias é um sentimento de justiça e de verdade sobre um tempo tão rico de trabalho cultural em Arranhó, que não posso deixar cair no esquecimento sejam as pessoas, sejam os factos.

Ainda hoje me sinto orgulhoso do sucesso da Homenagem a Irene Lisboa realizada no ano de 1986, organizada com muito empenho pela Câmara Municipal de então com “um ambicioso e bem sucedido programa de iniciativas de carácter cultural, sem precedentes no concelho – dramatizações de contos da autora, atividades plásticas, colóquios, exposições, etc. – levaram junto da população a escritora e a mulher mais ilustre do concelho”.

Foi realmente um ano fantástico em que os nomes de Arranhó e de Arruda dos Vinhos, chegaram às páginas dos jornais nacionais e regionais por boas razões, — Diário Popular, Diário de Notícias, O Século, O Jornal, o Jornal de Letras, o Badaladas a Vida Ribatejana, O Clarim – o assunto foi abordado aos microfones da rádio Antena 1, e, até a Assembleia da República, através da iniciativa do deputado Rui Silva homenageou aquela nossa conterrânea.

Eu pelo meu lado senti ter valido a pena insistir no o meu papel de divulgação cultural, e fiquei muito contente de verificar que o nome de Irene Lisboa já estava colocado noutro patamar, e a sua promoção e divulgação passada para pessoas e instituições mais competentes quer no Município quer no Externato Irene Lisboa (depois Externato João Alberto Faria); afinal de contas a minha formação era das engenharias…

Nas décadas seguintes, fomos procurando acompanhar o que se foi realizando a nível concelhio e a nível nacional, sobretudo a republicação das Obras de Irene Lisboa, e, na medida do possível, as iniciativas levadas a cabo pela Biblioteca Irene Lisboa, e pela Câmara Municipal.

A vida profissional absorvente e longe de Arranhó levou-me a acompanhar os trabalhos e iniciativas um pouco de longe. Tanto quanto me foi dado perceber, dos objectivos iniciais do Município, a parceria com o Externato foi-se aprofundando de modo sustentado e muito rico de iniciativas junto dos alunos sobre Irene Lisboa, também o trabalho de promoção e divulgação da leitura junto das crianças, jovens e adultos por parte da Biblioteca Irene Lisboa se tem mantido a bom nível e dinâmico. Alguns outros dos objectivos parecem ter encontrado mais dificuldades de continuidade, talvez por terem perdido peso nas prioridades político-partidárias como foi o caso dos Jogos Florais, ou um injustificado “esquecimento”, como foi o caso do Museu Irene Lisboa que foi tendo uma vida atribulada.

Por iniciativa pessoal, para não deixar arrefecer o assunto e também vencer alguma indiferença latente, fomos publicando regularmente alguns artigos de divulgação cultural sobre a esta notável arranhoense a sua vida e obra.

Entretanto, agora que resido em Arranhó, constato que fui “esquecido”, assim como todos os factos e pessoas que trabalharam para realçar em Arranhó esta ilustre conterrânea. Fruto duma inércia e indiferença algo injustificadas, a vila de Arranhó tem estado arredada das iniciativas municipais sobre a figura de Irene Lisboa, que embora vivas e dinâmicas, se têm mantido concentradas na sede do concelho.

Para que nem tudo se perca na indiferença local dominante, e porque sei que haverá sempre alguém mais atento e interessado, termino estas Quase Memórias agora a propósito da celebração em Novembro do Mês Irene Lisboa 2023, com um pequeno Esboço Cronológico para o qual peço desde já toda a vossa caridade, que poderá eventualmente ser corrigido e completado por alguém mais competente e informado.

ESBOÇO CRONOLÓGICO

1975:  Artigo de divulgação: ‘À Maneira de Prólogo – Irene Lisboa’, de José Manuel Ferreira Luiz, in FPA Folha Popular de Arranhó, Ano 1, número 1 Janeiro de 1975.

1980:  Lançamento editorial: Maria Ondina Braga, ‘Mulheres Escritoras’, Livraria Bertrand, Lisboa, 1980.

1981:  Lançamento editorial: João Gaspar Simões, ‘Crítica IV’, Temas Portugueses, INCM Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 1981.

1984:  Entrevista local: José Manuel Ferreira Luiz, ‘Um Nome para o Largo’, com Francisco Luis Jerónimo, Francisco Soares da Encarnação, in Folha Popular de Arranhó, II série, número 2 Outubro/Novembro 1984.

1985:  Artigo de divulgação: ‘Irene Lisboa Vida e Obra’, de José Manuel Ferreira Luiz, in FPA Folha Popular de Arranhó, II série, Nº 3, Janeiro/ Fevereiro de 1985.

1985:  Evento local: realização da 1ª exposição bio-bibliográfica sobre Irene Lisboa no salão de festas do URDA, durante os festejos anuais em honra de São Lourenço, numa organização da FPA. Curador do evento: José Manuel Ferreira Luiz.

1985:  Lançamento editorial: Paula Mourão, ‘O essencial sobre Irene Lisboa’, Colecção Essencial, INCM Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 1985.

1985:  Artigo de divulgação: ‘Irene Lisboa Sua Vida e Obra’, de José Manuel Ferreira Luiz, in Folha Popular de Arranhó, II série, número 3, Janeiro/Fevereiro 1985.

1985:  Evento local: realização duma exposição evocativa no salão de festas do URDA, durante os festejos anuais em honra de São Lourenço, numa organização conjunta da autarquia local, o URDA e a FPA. Curador do evento: José Manuel Ferreira Luiz. O Painel sobre Irene Lisboa é levado e apresentado no pavilhão da Câmara Municipal durante os festejos em honra de Nossa Senhora da Salvação desse ano.

1986:  Lançamento editorial: Paula Mourão, ‘Irene Lisboa Folhas Soltas da Seara Nova’, INCM Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 1986.

1986:  Artigo de divulgação: José Manuel Ferreira Luiz, ‘Irene Lisboa, Poesia’, in Folha Popular de Arranhó, II série, número 10/11, Abril 1986.

1986:  Imprensa nacional: ‘Homenagem a Irene Lisboa’, in O Século, Nº47, II série, Ano I, 7 de Junho de !986.

1986:  Imprensa nacional: Rodrigues Silva, ‘Folhas Soltas de Irene Lisboa Escapam ao Bloqueio da sua Obra’, in Diário Popular, Ano 44, Nº15021, 20 de Junho de 1986.

1986:  Imprensa nacional: João Gaspar Simões, ‘Sobre o Populismo Impopulista de Irene Lisboa’, in Diário de Notícias, Ano 122, Nº 44828, 22 de Junho de 1986.

1986:  Imprensa regional: ‘Jogos Florais Irene Lisboa’, jornal Badaladas, Ano 39, Nº 1601, 12 de Dezembro de 1986.

1986:  Imprensa nacional: Fernando Assis Pacheco, ‘Irene Lisboa a Ausente’, in O Jornal, Ano XII, Nº 617, 19 a 23 de Dezembro de 1986.

1986:  Imprensa nacional: ‘A Seara de Irene’, Manuel João Gomes, in Jor Nal de Letras, artes e ideias, ano VI, Nº218, 18 a 124 de Agosto de 1986.

1986: Evento concelhio: Programa de Homenagem a Irene Lisboa, nos 60 anos da publicação da sua primeira obra, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

Inauguração do Memorial a Irene Lisboa, no largo central de Arranhó.

1986:  Artigo de divulgação: ‘Ida à Festa de Nossa Senhora de Ajuda’, de José Manuel Ferreira Luiz, in Folha Popular de Arranhó, II série, número 12, Setembro 1986.

1986:  Imprensa Regional: ‘Irene Lisboa Homenageada’, jornal Badaladas, Ano 39, Nº 1616, de 26 de Dezembro de 1986.

1987:  Artigo de divulgação: ‘Ainda Irene Lisboa’, de José Manuel Ferreira Luiz, in Folha Popular de Arranhó, II série, número 14, Janeiro 1987.

1987: Artigo de divulgação: ‘Carta de Arranhó a Propósito de Irene Lisboa’, de José Manuel Ferreira Luiz, in Vida Ribatejana, Nº 3384, 27 de Fevereiro de 1987.

1987: Evento Nacional: É aprovado por unanimidade na Assembleia da República, um voto de congratulação pela comemoração do 60º aniversário do lançamento do primeiro livro de Irene Lisboa, tendo produzido declarações de voto os Srs deputados Raul Castro (MDP/CDE), Rui Silva (PRD), José Manuel Mendes (PCP), Gomes de Almeida  (CDS) e Raul Rego (PS).» in Diário da Assembleia da República, IV Legislatura, 2ª Sessão Legislativa, Reunião Plenária de 8 de Janeiro de 1987.

1986:  Imprensa regional: ‘Uma Homenagem que Honra a Terra e a Escritora’, Vida Ribatejana, Ano 70, Nº 3376, 26 de Dezembro de 1988.

1989:  Evento local: Inauguração da Biblioteca Irene Lisboa, no antigo Palácio do Morgado, em Arruda dos Vinhos, a 23 de Setembro de 1989.

1989:  Lançamento editorial: Paula Mourão, ‘Irene Lisboa Vida e Escrita’, Biblioteca de Textos Universitários, Editorial Presença, Lisboa, 1989.

1991:  Lançamento editorial: Obras de Irene Lisboa volume 1, “Um Dia e Outro Dia… Outono Havias de Vir’, Editorial Presença, Lisboa, 1991.

1991:  Imprensa nacional: ‘Irene Lisboa Cem Anos de Solidão’, entrevista com Paula Mourão, textos de Belarmina Almeida, Fenando Guimarães, Ilse Rosa, Luis Amaro e Matilde Rosa Araújo, cartas inéditas da escritora e de José Rodrigues Miguéis

in Jornal de Letras artes e ideias, Ano XII, Nº 508, 31 de Março a 6 de Abril de 1992,

1991:  Artigo de divulgação: Uma Mão Cheia de Irene e Outra Cheia de Ternura, José Manuel Ferreira Luiz, jornal O Clarim Agosto de 1991, ano II, II série, Nº 9.

1991:  Artigo de divulgação: Uma Mão Cheia de Irene e Outra Cheia de Ternura, José Manuel Ferreira Luiz, jornal O Clarim Outubro de 1991, ano II, II série, Nº 12.

1991:  Artigo de divulgação: Uma Mão Cheia de Irene e Outra Cheia de Ternura, José Manuel Ferreira Luiz, jornal O Clarim Novembro de 1991, ano II, II série, Nº 13.

1991:  Artigo de divulgação: Uma Mão Cheia de Irene e Outra Cheia de Ternura, José Manuel Ferreira Luiz, jornal O Clarim Dezembro de 1991, ano II, II série, Nº 14.

1992:  Evento local: É inaugurado o Largo Irene Lisboa, em Arranhó, a 26 de Julho de 1992.

1992:  Lançamento editorial: Obras de Irene Lisboa volume 2, ‘Solidão’, Editorial Presença, Lisboa, 1992.

1992:  Evento local: O Município de Arruda dos Vinhos, inaugura um busto monumento a Irene Lisboa por ocasião do centenário do seu nascimento, na sede do concelho, junto do edifício do Externato Irene Lisboa.

1993:  Lançamento editorial: Obras de Irene Lisboa volume 3, ‘Começa Uma Vida’, Editorial Presença, Lisboa, 1993.

1994:  Lançamento editorial: Obras de Irene Lisboa volume 4, ‘Voltar Atrás Para Quê?’, Editorial Presença, Lisboa, 1994.

1994:  Imprensa nacional: AA.VV. Colóquio – Letras, Nº 131, ‘Voltar a Irene Lisboa’, Janeiro-Março 1994.

1995: Lançamento editorial: Obras de Irene Lisboa volume 5, ‘Esta Cidade’, Editorial Presença, Lisboa, 1995.

1997:  Lançamento editorial: Obras de Irene Lisboa volume 6, ‘O Pouco e o Muito Crónica Urbana’, Editorial Presença, Lisboa, 1997.

1997:  Lançamento editorial: Obras de Irene Lisboa volume 7, ‘Crónicas da Serra’, Editorial Presença, Lisboa, 1997.

1998:  Lançamento editorial: Obras de Irene Lisboa volume 8, ‘Apontamentos’, Editorial Presença, Lisboa, 1998.

1998:  Lançamento editorial: Obras de Irene Lisboa volume 9, ‘Título Qualquer Serve’, Editorial Presença, Lisboa, 1998.

1999:   Jogos Florais Irene Lisboa, II edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

1999:  Lançamento editorial: Obras de Irene Lisboa volume 10, ‘Solidão II, Editorial Presença, Lisboa, 1999.

2000:   Jogos Florais Irene Lisboa, III edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2001:   Jogos Florais Irene Lisboa, IV edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2002:   Jogos Florais Irene Lisboa, V edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2003:   Jogos Florais Irene Lisboa, VI edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2004:   Jogos Florais Irene Lisboa, VII edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2005.   Jogos Florais Irene Lisboa, VIII edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2006:   Jogos Florais Irene Lisboa, IX edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2007:  Evento local: é inaugurado o Museu Irene Lisboa, em Arranhó, a 26 de Junho.

2007:   Jogos Florais Irene Lisboa, X edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2007:  Evento: é criado o blog http://irenelisboa.blogspot.com dedicado a Irene Lisboa, e escrito por José António Barreiros.

2007:  Evento local: Paula Mourão e Violante Magalhães, ‘A Escrita de Irene’, Município de Arruda dos Vinhos, 2007.

2012:  Comunicação: Fernando J.B. Martinho ‘O Espelho Embaciado do Verso em Irene Lisboa’, Colóquio “A poesia diante do espelho: vendo-se e pensando-se”, Universidade de Évora, dezembro de 2012.

2013:   Evento.concelhio: a 13 de Janeiro de 2013, os restos mortais de Irene Lisboa são trasladados do Cemitério da Ajuda em lISBOA, para o cemitério de Santo António em Arruda dos Vinhos.

2014:  Evento local: iniciam-se duma forma sustentada os estudos sobre Irene Lisboa no programa curricular do Externato de Arruda dos Vinhos.

2015:  Estudo académico: Gisela Corina Nunes Borrego, ‘Museu Irene Lisboa Projecto Cultural para uma Casa de Leitura’, dissertação de mestrado em Museologia e Museografia, Faculdade de Belas Artes, 2015.

2015:   Prémio Literário Irene Lisboa, 5ª edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2016:   Prémio Literário Irene Lisboa, 6ª edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2017:  Evento: é criado o blog https://sibilante.blogs.sapo.pt dedicado a Irene Lisboa, da responsabilidade de Jorge da Cunha.

2017:   Prémio Literário Irene Lisboa, 7ª edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2018:   Prémio Literário Irene Lisboa, 8ª edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2018:   Prémio Literário Irene Lisboa, 9ª edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2020:   Prémio Literário Irene Lisboa, 10ª edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2021:  Lançamento editorial: Jorge da Cunha, ‘Irene Lisboa A Escola do Meu Coração’, Edições iCreate, Vila Nova de Poiares, 2021.

2021:   Prémio Literário Irene Lisboa, 11ª edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2021:  Lançamento editorial: Luis Lyster Franco, ‘Espólio de Irene Lisboa Inventário’, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, 2021.

2022:   Prémio Literário Irene Lisboa, 12ª edição, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

2022:  Evento nacional: Exposição ‘Irene Lisboa: Escritora Professora…Mulher’ , SPGL, inauguradada a 8 de Março de 2022, no Espaço António Borges Coelho, Lisboa.

#HistóriaLocal

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz