Quando somos mais jovens é normal que a nossa atenção para assuntos de memória seja escassa, ainda mais neste tempo da “informação instantânea”.
Mas esta recordação publicada pelo Silvino Lopes é um excelente exemplo das preciosidades que temos escondidas nas nossas casas mas são inspiradoras para a comunidade. Trata-se dum retrato tirado por ocasião da inauguração do campo de jogos de Ajuda em 1972.
Reparai bem em toda esta mocidade alegre e cheia de sonhos, e que entretanto foram seguindo os seus distintos itinerários de vida. Seria óptimo podermos fazer o reconhecimento, dar o nome, de todos eles, tarefa contudo difícil pois requer muita colaboração.
A Piedade Lopes deu-nos uma ajuda preciosa para dar o empurrão de saída na identificação dos nomes presentes, a começar da esquerda para a direita na fila de cima:
António Albino, Luís Russo, Filipe Raimundo, Manuel Moleiro, Custódio do Vale, António,João e José Siopa, Silvino Lopes, José Manuel Serra, Carlos Pintadinho, José Maria, Manuela Serra, Luz do Patrício, Ludovina Bexiga, Piedade Lopes, Cecília Moleiro, Antónia Lopes, Natividade da Luz, Ana Maria do Custódio, Diogo Pintadinho, Jacinto, Cristina e Irene Frutuoso, Joaquim do Siopa, Amélia Mendonça, João Manuel Ferreira, José Magalhães, Florbela, José Herculano, Quina Lopes, Daniel Russo, Armando Vale (?).
Como é sabido uma imagem só fica completa com a recordação dos nomes concretos das pessoas, neste caso ficamos com esta bonita imagem de convívio salutar.
#FamíliaDeFamílias
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz