Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 098: “Rua Nova”

Toponímia arranhoense

O nome desta rua pode parecer um pouco exótico a quem não conhece a sua história. Na verdade, ela faz parte do conjunto de novas ruas abertas na já referida campanha da máquina [1] cedida pelo IRA.

Ela foi aberta numa zona de fazendas conhecida por Galhôfas, e, ao contrário doutros casos, não coincide com algum antigo acesso rural. O idealismo do presidente da Junta da época [2] era unir a aldeia de Arranhó ao lugar de Ajuda abrindo portas ao progresso. Nessa época ele tinha mesmo o utopia de abrir uma rua que ligaria Ajuda, através do Vale, até ao centro de Arranhó.

O projeto não foi por diante por várias razões, mas, a Rua Nova apresenta-se ainda hoje como uma rua larga, ladeada de passeios, como não existe outra igual.

Foi feita com largueza de visão, e, tem vindo a acolher bonitas moradias e prédios de apartamentos. É na atualidade uma das zonas de acolhimento de novas famílias de moradores.

No que diz respeito à toponímia, [3] de facto não houve muita inspiração, mas isso não belisca o sonho e o espírito de progresso que estão na sua génese e bem caracterizam a alma arranhoense.

A placa toponímica carece de adequada manutenção, algo que seria importante corrigir.

Esperamos com este postal da série sobre a toponímia arranhoense, despertar e sensibilizar para a importância social e cultural de ter uma correta estratégia local de dar nomes às ruas, largos e praças da freguesia.

Notas:

[1] para saber mais reveja o Postal PA083.

[2] António Raimundo Assis, coadjuvado pelo Manuel Domingos Soares da Encarnação, e o José Firmo Rodrigues Soares.

[3] dá-se o nome de toponímia à escolha dos nomes de um sítio, dum lugar, rua ou localidade.

#ToponímiaLocal

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz