Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 096: “Rua 5 de Outubro”

Toponímia arranhoense

Esta rua é uma das mais antigas da aldeia, fazia parte do antigo caminho que permitia o acesso a duas fontes importantes para dar de beber aos animais e assegurar o abastecimento de água à população (a fonte da Junta e a fonte do Zé Abegão).

Até ao final dos anos 60, a rua, e a aldeia, terminava na casa do António Rodrigues e da Emília Pereira, pois a partir daí não havia mais nada a não ser fazendas e courelas.

Só nos anos 70, o Manuel Justino Rodrigues e a Belarmina fizeram a sua vivenda numa sua fazenda, mais adiante, e tiveram de abrir um acesso às suas custas até à sua casa, através do carreiro pedonal conhecido por Bicareiro.

Seguiram o seu exemplo e aí escolheram fazer as suas moradas outras famílias: o António da Conceição Alves (Tóino Germano) e a Conceição Vicência Sombreireiro; depois o Francisco Soares da Encarnação e a Maria do Patrocínio, e, o António Gonçalves e a Maria José da Eira.

Quando se colocou a necessidade da escolha da toponímia [1] a Junta de Freguesia de então fez uma escolha alinhada com os critérios da época, e assim foi escolhida a evocação política da data de implantação da República em Portugal, a 5 de Outubro de 1910.

Neste caso, veio a verificar-se uma escolha menos avisada, pois Arranhó acabou por ficar com duas ruas a evocar o mesmo acontecimento (Rua 5 de Outubro e Rua da República).

Também é oportuno sublinhar que na altura de definir os números de polícia, os autarcas de então estabeleceram como número 1, isto é como o início da rua a Vivenda Alves, que era na altura a “última”. É muito curioso constatar que naquela altura ainda não se colocava a hipótese de Arranhó poder crescer para aquela zona, como veio de facto a acontecer com a abertura do caminho para diante na célebre campanha da máquina [2].

Esperamos com este décimo primeiro postal da série sobre a toponímia arranhoense, despertar e sensibilizar para a importância social e cultural de ter uma correta estratégia local de dar nomes às ruas, largos e praças da freguesia.

Notas:

[1] dá-se o nome de toponímia à escolha dos nomes de um sítio, dum lugar, rua ou localidade.

[2] para mais pormenores reveja o PA083.

#ToponímiaLocal

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz