Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 094: “Rua dos Murtais”

Toponímia arranhoense

Durante décadas, para os arranhoenses era apenas a Estrada de Bucelas, e só no final dos anos 70 se começou a sentir a necessidade de implementar a toponímia [1] no núcleo urbano de Arranhó.

Se procurarmos num dicionário, chamam-se Murtais a terrenos onde crescem murtas. A murta, como é sabido, é uma planta arbustiva de flores brancas aromáticas, e cujo fruto são bagas ovais, azuladas quando maduras.

A murta é o arbusto emblemático do nosso País, e é uma planta que exala um agradável aroma a laranja possuindo características que lhe têm conferido múltiplas utilizações, desde medicinal, no tratamento de doenças das vias respiratória e urinária, até ao uso alimentar e condimentar – flores, bagas e folhas, verdes ou secas são incluídas na confeção de diversos pratos e grelhados.

E realmente aqueles que percorriam aquele troço da estrada nacional entre a Arranhó de Baixo e Arranhó podiam sentir o agradável odor a murta nos dois lados da estrada. Daí que aquele local fosse chamado pelos arranhoenses por: “os Murtais”.

Durante muito tempo, havia a tradição de espalhar ramos de murta nos caminhos onde passava a procissão, que, ao ser pisada pelos peregrinos, exalava aquele odor tão agradável e inconfundível.

Entretanto o meu amigo António Manuel do Vale Pinto acrescentou-nos alguns pormenores relevantes a propósito da placa toponímica: «Aquele U aberto, diferente do de RUA, é resultado da emenda feita na palavra. Quando a placa foi posta tinha MORTAIS.

Interessante é verificar que no séc. XV o nome daquelas terras escrevia-se MORTALI e também MORTAES.»

Reparai como uma placa aparentemente insignificante, a que poucos darão alguma atenção, contém afinal tanta história por detrás dela. Devemos dar importância aos pormenores e à origem das coisas.

Foi pois lógico a Junta de Freguesia dar o nome de Rua dos Murtais ao troço de estrada nacional desde o limite da aldeia de Arranhó naquele tempo, até ao lugar de Arranhó de Baixo.

Foi mais uma escolha feliz da toponímia, uma vez que fixou para memória futura este pormenor da identidade local.

Esperamos com este postal da série sobre a toponímia arranhoense, ajudar a despertar e sensibilizar para a importância social e cultural de ter uma correta estratégia local de dar nomes às ruas, largos e praças da freguesia.

Notas:

[1] dá-se o nome de toponímia à escolha dos nomes de um sítio, dum lugar, rua ou localidade.

#ToponímiaLocal

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz