Temos cada vez mais apreço pela terra dos nossos antepassados e pelas suas gentes. Ao longo dos anos fomo-nos dando conta de que Arranhó tem uma identidade e um carácter próprios, que merecem ser valorizados e dados a conhecer.
Apesar da tendência atual de uniformizar tudo e todos a um mesmo modelo global, há felizmente uma riqueza cultural local que ainda persiste no coração e na memória das nossas famílias.
Na freguesia de Arranhó, nas suas aldeias e lugares, podemos encontrar ainda essa história e essa identidade que devem ser preservadas.
Ao pensar nisso, recordamo-nos de três momentos notáveis em que Arranhó soube cuidar do Reconhecimento Público do Mérito, isto é, mostrar apreço pelo que de bom se faz entre nós.
E esses momentos notáveis foram:
1986 – o URDA decide conferir, pela primeira vez, o grau de sócio benemérito, conferindo-o com toda a justiça aos membros da Orquestra Os Bem Entendidos de Arranhó.
1986 – homenagem da freguesia e do concelho a Irene Lisboa, pelo 60º aniversário da publicação da sua primeira obra literária: “13 Contarelos”..
1989 – celebração no URDA do cinquentenário de vida associativa organizada com uma bonita homenagem aos pioneiros.
Estivemos na base destas iniciativas, graças à capacidade de acolhimento do meu tio Francisco Soares da Encarnação, que entendeu desde o primeiro momento, a justeza e a oportunidade de concretizar estas três iniciativas. Felizmente muita gente entendeu e colaborou, permitindo que ocorressem todas no momento certo, com muito brilho e dignidade.
Reconhecer as qualidades e os méritos uns dos outros, valorizar a nossa história comum é um passo essencial para fortalecer a união fraterna comunitária. Aqueles três momentos continuam a ser hoje uma inspiração para que mais iniciativas de reconhecimento de mérito venham a ocorrer de várias formas e meios para homenagear tantos conterrâneos que ao longo do tempo têm dignificado Arranhó.
#HistóriaLocal
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz