Uma Família de Famílias
Esta ternurenta foto de família, permite-nos a alguns de nós reconhecer e recordar familiares ou pessoas conhecidas, e, também, mostrar-nos um momento genuíno da vida familiar arranhoense.
A foto é de 1961, e foi tirada no Casal.
Em pé podemos ver da esquerda para a direita: a Aurora de Sousa Narciso Ribeiro, a Marília de Sousa Narciso, a Hermínia Pinto Ferreira, a Ana Sousa, e, o Diogo Narciso.
À frente, os meninos são o Vítor Manuel Narciso Ribeiro, e o Joaquim de Sousa Narciso.
É muito interessante notar também na foto as diferenças no vestuário: as mulheres mais novas com fatos alegres e sem meias, e a mulher mais sénior de roupa escura, meias escuras, e lenço na cabeça. Os rituais do luto naquele tempo incluíam hábitos pesados, que faziam as pessoas andarem anos a fio vestidas de preto. Também o homem se apresenta bem cuidado e na forma de vestir típica: de camisa abotoada até ao pescoço sem gravata, com colete, calças, e, o inseparável chapéu.
Esta belíssima foto de época e a respetiva identificação das pessoas, só foi possível graças à generosidade e empenho da Paula Narciso, a quem muito agradecemos, que deste modo partilhou connosco uma preciosa recordação familiar, e, assim nos proporciona uma preciosa recordação de costumes comunitários.
#FamíliaDeFamílias
© DIREITOS RESERVADOS, Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz