Esta foto é muito singular e significativa. Apresenta-nos o edifício exlibris da Casa dos Padeiros, e a taberna do Carreira.
Ao contrário do que sucede hoje no primeiro quartel do séc. XXI, nos anos 50 a 80 haviam muitos estabelecimentos comerciais ao longo da estrada nacional EN115, na actual rua 1º de Maio.
Comecemos por recordar as tabernas e os cafés que ainda conheci como tal. Quando se entrava pelo lado de Bucelas, a primeira do lado direito era a da minha prima Maria Matilde. Na esquina logo a seguir à actual rua 25 de Abril, havia o café do Manuel Morgado (Manel Morgado); duas portas a seguir havia o café do Manel da Adelina, que mais tarde foi do Natalino; a seguir havia a taberna (depois foi café) do António Raimundo (Tonho da Jaquina); finalmente, a seguir à casa dos Padeiros, havia a taberna do Carreira bem visível na foto.
Até meados dos anos 70 eram um espaço usado sobretudo pelos homens, que bebiam o seu copito de vinho e se entretinham a jogar às damas, ao dominó, e às cartas, e, claro, a contar as suas histórias dos negócios e da vida dos outros…
#CostumesLocais
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz
