Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N°147: “Eugénia Luísa Sousa”

É muito curiosa a vida desta humilde mulher arranhoense, que soube viver nas ásperas condições do seu tempo com brio e tenacidade, construindo a sua família, e sendo útil na sua comunidade.

Era conhecida na aldeia como a Dona Eugénia do Outeiro, e foi durante muitos anos a parteira [1] que ajudou imensas raparigas arranhoenses a terem os seus bebés.

A Eugénia Luísa Sousa desposou o Domingos Luis Burra e tinham a sua morada no Outeiro.

Ali tiveram os seus sete filhos: a Romana, a Maria, o Joaquim, a Eugénia, a Deolinda, a Clementina, e o Domingos.

A Eugénia fazia o que era habitual na época, cuidava da vida doméstica e dos filhos, e o Domingos era jornaleiro, trabalhador agrícola, sujeito às contingências do tempo e às respetivas oportunidades de trabalho. Eram o que se chamava uma família pobre mas honrada.

Os seus filhos, quando chegou a idade, procuraram oportunidades duma vida melhor e quase todos saíram de Arranhó, à procura do seu destino.

É também muito interessante o percurso de vida da descendência da Dona Eugénia, porque mantiveram os traços fundamentais da sua personalidade, da sua força e da sua resiliência, espalhando-se por Portugal e o Mundo (França, Alemanha, Austrália, EUA). Talvez possamos um dia destes voltar a este assunto.

A Dona Eugénia foi uma mulher do seu tempo, forte, trabalhadora, amiga do seu amigo, inspiradora.

Notas:
[1] Uma parteira tradicional, não era diplomada como nos dias de hoje, era uma figura feminina com experiência e que fornecia calma e conhecimento à futura mamã diligenciando os cuidados primários básicos.

#PersonalidadesLocais

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz