Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Postal de Arranhó N° 334: Uma Paróquia acolhedora


A 28 de Dezembro de 2004, estiveram em Lisboa 40 mil jovens vindos de 34 países a celebrar o Encontro Europeu de Jovens de Taizé.

Estes encontros anuais começaram a realizar-se em 1978, organizados pela conhecida Comunidade Ecuménica de Taizé, localizada na aldeia de Taizé en Saône-et-Loire, na Borgonha, em França. O Encontro de Lisboa foi realizado a convite do Patriarcado de Lisboa.

Este Encontro de Lisboa reuniu mais de 60.000 jovens cristãos (católicos e protestantes) de toda a Europa, marcando o início do ano com uma celebração da fé e da unidade. Este grande evento veio anteceder um outro momento cristão muito mobilizador em Lisboa, o Congresso Internacional da Nova Evangelização.

A comunidade de Arranhó respondeu ao apelo do sr cardeal-patriarca D. José Policarpo: «É preciso mobilizar as comunidades cristãs, paróquias e outras, em toda a “grande Lisboa”, para acolherem estes jovens, rezar com eles e partilhar com eles a esperança.»
E foi assim que os paroquianos de Arranhó acolheram em suas casas alguns destes jovens peregrinos (polacos alemães, e sérvios) que vieram até ao nosso País para participarem no evento.

Foram momentos muito belos de convívio e de hospitalidade que deixaram gratas recordações aos jovens visitantes e também às famílias de acolhimento.

Notas:
Usa-se o termo ecuménico para referir o diálogo entre as várias igrejas, confissões, cristãs (católicos, anglicanos, luteranos, ortodoxos, etc).
Quando nos referimos ao diálogo com muçulmanos, judeus, etc. diz-se diálogo inter-religioso.

#HistóriaLocal

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz