Memórias da escola primária de Arranhó
Estas fotos escolares são sempre uma excelente recordação para os retratados, suscitando emotivas recordações a cada um em particular, , fortalecendo a importância desta série a que demos o sugestivo nome de “Confiar e Ser Amados”.
Tudo isso são afinal história e memórias que se juntam à memória colectiva criada pelos que nos antecederam, e a que se juntarão as memórias que, entretanto as novas gerações vão também criando. “A vida é uma roda”, diziam os antigos.
Todas estas memórias precisam ser revalorizadas e guardadas, e apresentadas aos mais novos para que estes aprendam o seu valor. A indiferença mata a memória comunitária, e assim as novas gerações perdem de todo as suas raízes e valores fundamentais identitários.
Portanto, aproveitando esta bonita partilha do Pedro Ferreira da Silva podemos encontrar de cima para baixo, e da esquerda para a direita:
atrás: Francisco, Augusto, Pedro Ferreira da Siva, Pombo, Professora Maria do Céu Pinto, César, Rui, Paulo Jorge, Arnaldo Assis.
meio: Ligia, Julia, Rosa Clara, Maria José Lemos, Teresa Lemos, Ana Maria, Adelaide Soares, Ana Isabel, Zulmira Ferreira, Belmira Olaia, Vanda.
frente: Zé Manel, Zé Carlos, Adelino, Luís Filipe, Sebastião, Lélio Raimundo Lourenço, João Francisco, Miguel, Quim, Vitor.
Nós indicamos os nomes “escolares”, mas como bem sabeis é fundamental associar o rosto e o nome completo com apelidos de família, pois essa informação aproxima e acentua o facto de pertencermos a uma família de famílias, e desse modo ajuda a retomar um espírito de união que anda muito arrefecido
#EscolaPrimária
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz