Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 326: Professora Maria do Céu

Memórias da escola primária de Arranhó

Nunca será demais insistir na vantagem de aprendermos a apreciar a memória, a nossa, mas também a memória das nossas raízes.

Nesta série sobre a escola primária de Arranhó recordamos uma verdade de todos os tempos: o futuro são sempre as crianças.

Como sabeis, defendemos que é importante associar rostos e nomes e com o auxílio do António Manuel Vale Pinto e a memória da senhora professora Maria do Céu, podemos adiantar: na fila de trás, Dora, Angelina, Beto, Vítor, Pedro e Valter; no meio, Sofia, prof. Maria do Céu, Liliana Mendonça, ? (filha da Adélia), Inês Frade, Marta, Inês Carneiro, Rita e José Eduardo; em baixo, José Manuel, Carlos e Nuno.

É de acrescentar o testemunho do Jose Augusto Frutuoso Silva: «Recordo com saudade o profissionalismo e o rigor da Professora Maria do Céu que foi minha Professora da 4ª Classe, em 1969/70, no início da sua carreira.»

As fotos de grupo na escola primária, ou do ensino básico, como agora se designa, são sempre uma ocasião de alegria para os que nelas se revêem, mas também são um apelo para todos à união fraterna, a um renovar de relacionamentos baseados, na atenção ao outro, no respeito mútuo, e na solicitude pelo bem comum.

A vida das comunidades precisa renovar-se constantemente, e a melhor referência de vida é precisamente o olhar e a pureza das crianças.

#EscolaPrimária

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz