Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 325: Dona Aurora – Memórias da escola primária de Arranhó

Muitos de vós tereis certamente ouvido em casa, como nós também ouvimos aos pais ou avós, estes falarem com admiração e respeito da Professora Aurora (Aurora de Carvalho Santos Pereira). Ela tinha fama de ser disciplinadora e exigente, e, de preparar muito bem as suas alunas. Foi certamente a educadora mais marcante da história arranhoense.

Graças a esta foto única e preciosa podemos recordar essa muito prestigiada professora que passou em Arranhó nos anos 40 e marcou fortemente o carácter e o modo de ser das raparigas arranhoenses. A minha querida mãe também foi aluna da dona Aurora.
Não esqueçamos que naquela época o País estava a tentar recuperar da ineficiência da Répública onde se deu pouco valor social à instrução, e pela província havia muitos analfabetos.

Nesta raríssima foto podeis ver muitos dos vossos pais e avós. A foto foi tirada numa visita de estudo à Boca do Inferno, um acontecimento invulgar para aqueles tempos em que a mobilidade era mais difícil e o grupo de meninas numeroso. Na época as aulas eram separadas entre meninos e meninas. Também é de sublinhar o cuidado colocado nas alvas batas colocando-os todos em igualdade,

Esta foto é uma preciosidade, e só a podeis apreciar agora graças à generosa colaboração do António Raimundo Assis, a quem muito agradecemos. Só assim, com a partilha de cada um de vós, poderemos mostrar e preservara belas recordações como esta que tendes nos vossos álbuns.

#EscolaPrimária

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz