Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 322: Confiar e ser amados – Memórias da escola primária de Arranhó

Acho sempre muito interessante ver estas fotos de grupo do tempo da escola primária, do agora chamado ensino básico.

É muito curioso, não só rever aqueles rostos de meninos e meninas que hoje são homens e mulheres das nossas comunidades, e que vimos crescer, mas, sobretudo pensar nas voltas que a vida dá, na diversidade de caminhos que somos desafiados (ou desviados) a fazer…

Gosto de pensar que apesar das tentações da sociedade em que vivemos – a rivalidade e a competição, o ciúme e a inveja – no fundo no fundo, todos continuam a ter os mesmos sentimentos do tempo da sua foto de grupo: a mesma necessidade de confiar e ser amado.

É confiante na possibilidade de sermos adultos com coração de crianças, apesar da nossa condição humana pecadora, que vos vou propondo estas partilhas simples como modo de recordar momentos positivos e com isso gerar sentimentos positivos. Só assim podemos cada um, e, todos juntos, reconstruir pouco a pouco espaços de sã convivência, de fraternidade… e mesmo de comunhão.

Sempre fui um idealista, e não podeis esperar coisa diferente de mim. Contudo, se acreditais nos valores e princípios dos nossos pais, que viveram e lutaram nestas terras que hoje habitamos, é a nossa vez de testemunhar e fazer acreditar a todos que continua a ser possível confiar e ser amado.

O Rui Firmino fez-nos o favor de contribuir com a sempre indispensável identificação dos nomes para memória futura. Assim, temos aqui neste bonito grupo do ano 1978/1979, da 1. ª classe: Em cima da esq. para a direita: Carla Pinto, Yolanda, Dolores, Joel, Professora Albertina , Rui Firmino, Eduardo Pestana, Cristina, Carlos Alberto;
2ª Fila : Carlos Anselmo Rodrigues, João Miguel, José António, Madalena, Maria Helena, Rosario Frade Silva, Carla Conceição, José Fernandes,
Em baixo: Pedro Alexandre, Alvaro, José Barros, José Manuel Barroso Lopes.

#EscolaPrimária

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz