Fiquei muito contente ao ver esta bonita foto do António Soares Mateus, mais conhecido por António “Manjor”, como então se pronunciava localmente. É muito interessante vê-lo aqui orgulhoso na sua juventude, à porta do seu próprio negócio de barbeiro.
Não o cheguei a conhecer, faleceu jovem. Era filho do ti Major e da ti Mariana Soares, e era irmão da Albertina, da Manuela, e do José.
Veio a casou com a minha prima Maria Teresa Assis Ferreira, e foi pai do meu primo José Manuel Ferreira Mateus. É mais um exemplo de que existem entre nós imensas pessoas, que até eventualmente conhecemos, mas que por falta de interesse, acabamos por não desfrutar das suas histórias de vida.
Arranhó está muito diferente daquela aldeia que eu conheci quando era criança. Ocorreram entretanto imensas mudanças positivas, e também algumas menos positivas.
Destas últimas, ressalta uma indiferença que nos anos 90 começou a esfriar os relacionamentos, a enfraquecer os laços familiares, impedindo as pessoas de se relacionarem saudávelmente, de se apreciarem mutuamente nos dons e qualidades que cada um sempre tem.
Acreditamos que iniciativas simples como esta página poderão vir a propiciar o interesse e o reencontro de muita gente que aspira a uma vida comunitária tranquila e harmoniosa.
#FamíliaDeFamílias
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz