Uma das memórias visuais que mantivemos bem viva da vida comunitária na aldeia de Arranhó, foram os inspiradores momentos de união e mobilização da comunidade pelo bem comum.
A foto que vos apresentamos aqui é mais uma vez histórica, e mostra-nos um momento duma jornada de trabalho voluntário na ampliação e beneficiação do Campo do Espargal.
Recordamo-nos muito bem da impressão que nos causava toda aquela gente a trabalhar e a ajudar, uns com materiais, outros com equipamento, outros com os seus braços. Jovens e adultos, todos diferentes, mas todos iguais.
Era um ambiente fantástico de alegria, união, e solidariedade, aos Domingos.
E não nos podemos esquecer que, naquela época, muitos arranhoense trabalhavam fora de casa e de Arranhó de segunda a sábado. Era mesmo correr por gosto e empenho em fazer progredir a sua terra.
Obtivemos esta imagem durante o estudo e preparação da grande exposição de 1989, do Cinquentenário de Vida Associativa Organizada. Na ocasião falamos com muitas pessoas para obter dados e informações. Esta imagem preciosa foi-nos facultada pelo meu saudoso tio Francisco Soares da Encarnação e foi apresentada na exposição.
#DesportoLocal
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz