Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 300: União fraterna e trabalho voluntário

Tivemos a grata oportunidade de assistir, quando visitávamos a aldeia de Arranhó, a uma época excepcional de grande mobilização e união dos arranhoenses pelo bem comum, designadamente a várias iniciativas de trabalho voluntário.

Assistimos, por exemplo, a jornadas como a da foto durante as obras de melhoramentos realizadas no Campo do Espargal do CDA [1], e a outras mais, como por exemplo as da construção da nova sede da SURA [2], e a continuação das obras mais tarde já com o URDA. [3]

A vida dura dos arranhoenses não impedia a mobilização de todos nestas causas justas e para o bem comum. E nesta foto pode observar-se que era uma mobilização intergeracional, cada um colaborava como sabia e podia, com as suas mãos ou com material ou equipamentos.

Estes exemplos e testemunhos inspiradores do passado abrem janelas para as novas gerações.

Obtivemos esta imagem durante o estudo e preparação da grande exposição de 1989, para o Cinquentenário de Vida Associativa Organizada. Na ocasião falamos com muitas pessoas para obter dados e informações. Esta imagem foi-nos facultada pelo meu saudoso tio Francisco Soares da Encarnação e foi apresentada na exposição.

Notas:
[1] CDA, Clube Desportivo Arranhoense.
[2] SURA, Sociedade União Recreativa Arranhoense.
[3] URDA, União Recreativo e Desportivo de Arranhó, resultante da fusão da SURA e CDA.

#DesportoLocal

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz