Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 296: Maria do Patrocínio Nobre Encarnação

Gostaria de aqui deixar uma palavra de reconhecimento e gratidão públicos, que julgo totalmente merecida, para com a memória da minha querida tia Maria do Patrocínio Nobre Encarnação.

Reconhecimento não só pelo muito que deu a várias gerações de crianças e jovens de Arranhó, quando foi colocada como Professora Primária na nossa escola, mas também o seu empenho e disponibilidade na comunidade, depois de aposentada.

Como boa pedagoga, procurou a sua melhor integração na comunidade local e esteve ligada às primeiras récitas e marchas organizadas na aldeia. Desposou o meu tio Francisco Soares da Encarnação, e os dois tiveram uma presença marcante na vida social e associativa, estando ligados à criação do Grupo Cénico do URDA, em 1981, e, do Grupo Cénico Infantil do URDA, em 1985.


Rigorosa mas muito afectuosa, cuidou sempre com bom gosto, critério, e, sensibilidade, da escolha os conteúdos de cada peça a apresentar ao público, usando de grande pedagogia e autoridade nos ensaios, para com a orientação moral e cívica dos jovens e das crianças que procurava tornar mais bem educadas e mais instruídas.

Deixou boas memórias e saudades em todos quantos com ela lidaram.

#PersonalidadesLocais

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz