Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 295: Somos uma família de famílias

Joaquim Soares e Matilde dos Santos Rodrigues

Já tinha aludido a este meu tio-avô do lado materno volto a ele para completar com mais informações que tenho reunido e que com a vossa ajuda ainda poderei ir mais longe.

O casal Joaquim Soares (N 06-03-1907; F 06-02-1972) e a Matilde dos Santos Rodrigues (N 25-02-1906; F 14-02-1984) contraíram matrimónio e estabeleceram morada em Arranhó junto da casa de seus pais.

O tio Joaquim era irmão da minha avó materna Maria da Conceição. Eram meus estimados tios-avós maternos.

Ele, mestre sapateiro, conhecido por Joaquim Paduco, com oficina junto da sua casa virada para a atual rua dos Sapateiros; ela doméstica. Foram seus filhos: o Manuel, a Mariana, o Zé Firme, e a Maria Matilde.

Com eles morava a muito querida tia Carmina, celibatária.

O primo Manuel dos Santos Soares, casou com a Margarida, de Santana; a prima Mariana, casou com o Guilherme Germano Alves e tiveram a prima Matilde; a prima Maria Matilde, casou com o José Mateus e tiveram a prima Maria José e a prima Maria Emília (que casou com o José Henrique e tiveram a prima Ana Isabel e a prima Mafalda); e o primo José Firme, que casou com a Etelvina, e tiveram a prima Adelaide (que casou com o João Paulo Coelho e tiveram o primo Luis e a prima Marlise) e a prima Vanda (que casou com o Carlos Alberto Lourenço e tiveram a prima Margarida e a prima Catarina).

Guardo recordações de momentos muito felizes partilhados junto destes meus tios e primos de quem a minha querida mãe tanto gostava.
Eram uma família de trabalho e dedicação na criação dos filhos, fraterna e amiga de seu amigo.

É curioso que hoje entre os mais jovens se perdeu esta noção de laços de parentesco. Realmente, para quem acredita como nós que a família é a célula fundamental duma sociedade, acreditamos que se estiver fragilizada a sociedade adoece, desnorteia-se. Pedimos a maior compreensão aqueles que tiverem uma opinião diferente.

#FamíliaDeFamílias

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz