Francisco Ferreira Morgado e Maria da Encarnação Assis
Hoje vamos falar dum meu tio-avô materno, irmão do meu avô Manuel Ferreira da Encarnação (mais conhecido por Manuel Brincatudo). Devo pedir-vos a benevolência para com as omissões ou erros relativos a datas, nomes ou factos, esperando de todos vós a melhor colaboração para poder corrigir e acrescentar o que me fizerem o favor de enviar.
O tio Francisco, veio a desposar a tia Maria Loura, como então se usava dizer, e estabeleceram morada à beira da estrada principal, hoje Rua 1º de Maio.
Ele mestre sapateiro, tinha oficina e loja em Arranhó, em frente à sua casa, e, uma loja em Vila Franca de Xira. Era pois um homem trabalhador e empreendedor. Ela doméstica, dedicava-se às tarefas de casa e educação dos filhos.
Do seu matrimónio nasceram o primo António Assis Ferreira que desposou a Elvira Frade e tiveram o primo Mário (que desposou a Assunção e tiveram o primo João e o primo Nuno), e a prima Joaquina (que desposou o António José Barros e tiveram a prima Ana Marta e a prima Sandra); o primo Francisco, desposou a Dália Maria Narciso e tiveram a prima Anabela, que desposou o António do Vale Luis e tiveram a prima Michelle e o primo Michael que desposou a Tatiana Cecilia Bolanos); e, finalmente a prima Teresa que desposou o António Major e tiveram o José Mateus (que desposou a Noémia Paulino e tiveram os primos Paulo, a Andreia Filipa e o Pedro).
O primo Francisco acabou por emigrar para os EUA à procura duma vida melhor, mas manteve sempre uma forte ligação à família e às origens.
Tenho do Tio Francisco e da tia Maria boas recordações, ele mais austero e de autoridade, ela mais doce e meiga. Quanto aos filhos, a minha mãe gostava muito dos três primos, e eu naturalmente fui tendo convívio com todos eles.
A bonita foto que apresentamos, permite-nos recordar estes tios e parte da família.
Temos consciência que hoje os laços familiares e de parentesco estão muito “fora de moda”, parece-nos contudo que vale a pena recuperar um pouco a situação, pois doutro modo enfraquecem os laços que nos ligam uns aos outros.
#FamíliaDeFamílias
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz