Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 293: Somos uma família de famílias

José da Silva Raimundo Júnior e Gertrudes Serralheiro

Persiste em mim desde criança a imagem de Arranhó como uma enorme família de famílias. Isto porque, quando vinha à terra de meus pais, havia sempre imensos primos e parentes a cumprimentar. Era um grande acto educativo por parte da minha querida mãe, embora eu nem sempre apreciasse tanto beijinho a todo o momento.

Em boa parte uma parentela tão alargada devia-se ao facto do meu ramo familiar paterno dos Serralheiro Raimundo ser numeroso. A minha avó paterna Francisca tinha onze irmãos. Neste postal vamos precisamente evocar um deles, o tio José da Silva Raimundo Júnior.

O meu ramo familiar paterno dos Serralheiro Raimundo é extenso, porque a minha avó Francisca tinha onze irmãos. Talvez por influência da tia Maria Serralheira que me transmitiu o apreço pelas raízes familiares numa idade em que eu não dava muita atenção, hoje cabe-me a mim falar nestas coisas. Neste postal vamos evocar o tio José da Silva Raimundo Júnior, um dos irmão da minha avó paterna.

O tio José da Silva Raimundo Junior, natural de Arranhó, desposou Gertrudes Serralheiro, natural de Camondes. Ele era proprietário e agricultor e tinha uma loja, ela, doméstica, tomava conta da mercearia.Tiveram dois filhos, o primo António Serralheiro Raimundo e o primo João Serralheiro Raimundo.

O primo António Serralheiro Raimundo desposou a Eugénia Piedade Machado. Tiveram dois filhos, o primo António José Machado Raimundo e a prima Maria Joaquina Machado Raimundo.
O primo António José desposou a Maria João Pantaleão.
A prima Maria Joaquina (Quinita) desposou o José joaquim Ferreira Frade e tiveram a Rita que desposou o Ricardo Lança.
Os meus pais tinham uma forte ligação com o primo António e a prima Eugénia. Ele tinha a barbearia entrada de Arranhó, lia o jornal, fez parte do 1º Grupo Dramático, foi um notável mediador de seguros.

O primo João Serralheiro Raimundo desposou a Vitória Maria Luís e deste casamento nasceu a prima Maria Eugénia Luís Serralheiro Jerónimo.
A prima Maria Eugénia desposou com Francisco Faria Jerónimo, tiveram dois filhos, o João Carlos Serralheiro Jerónimo e o Pedro Alexandre Serralheiro Jerónimo.
O João Carlos Jerónimo desposou a Susana da Costa Paulino Jerónimo, tiveram duas filhas, a Patrícia Jerónimo e a Inês Jerónimo.
O Pedro Jerónimo desposou a Ana Sara Pipa Rogério Serralheiro Jerónimo. Deste casamento nasceram dois rapazes, o Santiago Jerónimo e o Vicente Jerónimo.

Queremos deixar aqui um grande agradecimento ao empenho e à ajuda preciosa da Maria Eugénia (Genica), da Ana Jerónimo, e, também, da Maria Joaquina (Quinita) e da Rita Frade Lança, sem as quais não teria sido possível apresentar-vos este notável postal.

#FamíliaDeFamílias

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz