Memórias da Festa Anual
Muito poucas pessoas conhecem a imagem de Nossa Senhora de Ajuda. Na verdade, apenas guardam memória duma imagem com um bonito vestido e manto, que é mudado frequentemente, e coberta com imensos símbolos votivos – várias dezenas de fios, pulseiras, e anéis em ouro – sinais de momentos de aflição e desespero que receberam graças abundantes.
Nós sempre tivemos curiosidade pelas “tradições” criadas pela piedade popular, pelos resultados do gosto e da imaginação populares. Ao longo do tempo desenvolvem-se rituais e exclusividades muito curiosos.
Por exemplo, em Ajuda poucos tiveram oportunidade de ver e de vestir a imagem de Nossa Senhora. Também poucos tiveram o privilégio de poder cuidar dos seus vestidos. A oferta de vestidos ou do manto também é reservada. São procedimentos simples que, com o tempo, se tornam rituais simbólicos para iniciados.
Nunca tivemos oportunidade de apreciar a imagem original, mas, segundo ouvimos, não é como noutros casos uma imagem de madeira, ou uma imagem de roca, isto é, uma armação apenas com cabeças e mãos. Será afinal uma bela imagem medieval em pedra policromada.
O gosto popular acrescenta-lhe uma cabeleira natural (como sucede na imagem de Nossa Senhora da Salvação em Arruda dos Vinhos), e valoriza-a com os já referidos vestidos e manto, os arranjos florais dão-lhe o aspeto final que todos conhecem.
Este tipo de pormenores é muito interessante uma vez que revelam o modo como o gosto popular lida com o divino e lhe acrescenta “tradições”. Por outro lado valorizam a história e o património da Irmandade de Nossa Senhora de Ajuda.
#UsosCostumes
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz