Memórias da festa de Nossa Senhora da Ajuda
Para vos incentivar a comentar e recordar bons momentos, evocamos de novo o mês de Setembro e a festa da Ajuda, que sempre foram um momento especial do ano. Sobretudo quando não havia tanta mobilidade, nem tanta oferta de distração.
Já o sublinhamos noutras ocasiões, que durante décadas a Festa de Ajuda era o grande momento da vida arranhoense, era a ocasião em que a população se entregava à limpeza e caiação das suas casas, era o tempo em que muitos encomendavam um fato novo ao alfaiate do Sobral, o sr. Guilhermino Reto.
Nesta foto podemos ver um grupo de jovens em 1970 passeando pela estrada de Ajuda. Era muito habitual naquela época os grupos circularem para cima e para baixo na estrada, conversando e brincando, e esses momentos eram suficientes para proporcionar momentos de são convívio, de alegria, e até de início para muitos namoricos.
Também se pode observar nesta foto o bom gosto dos arraiais de festa de então, com bonitas estruturas com motivos artísticos muito coloridos e festivos ao gosto da melhor tradição popular.
#UsosCostumes
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz