Património Musical Arranhoense
Os arranhoenses são uns privilegiados, mas nem sempre têm consciência da riqueza do seu património cultural. É o caso por exemplo do património musical arranhoense.
Infelizmente, tarda a criação de aulas de formação musical em Arranhó para crianças e jovens, o que é pena, não só porque é uma falha na educação integral da juventude, mas porque também impede o resgate de bonitas peças musicais originais, a sua execução, a sua audição e divulgação como bem mereciam.
Recordamos hoje uma marcha chamada “A Senhora de Ajuda”, dos anos 50/60, com letra de Maria de Lurdes Martins, e musicada pelo seu pai, o famoso Maestro Mário Martins. Esta magnífica marcha, fazia parte do inesquecível reportório da Orquestra os Bem Entendidos.
Para memória futura, apresentamos os originais da pauta musical e a letra, esperançados que a lacuna atual será corrigida e voltaremos a ouvir tocar e cantar “A Senhora d’Ajuda”:
«Arranhó está à vista
à vista de toda a gente
já não há quem te resista
és de todas bem diferente.
Arranhó da nossa infância
acredita pode crer
apesar de haver distância
não te podemos esquecer
tens amor em abundância.
Refrão
Viva Arranhó, e a nossa boa gente
Viva Arranhó, cantemos alegremente
Viva Arranhó, o teu povo te saúda
Minha Arranhó tu não estás só
tens a Senhora d’Ajuda.
Arranhó está em festa
da Nossa Senhora d’Ajuda
não há terra como esta
é bom que ninguém se iluda.
Neste mundo de maldade
já não há quem nos acuda
tende de nós piedade
Nossa Senhora d’Ajuda
dai-nos paz e amizade.»
Muitos de vós ainda tereis na cabeça os ecos desta bonita marcha tantas vezes tocada nos bailes de Arranhó pelos Bem Entendidos. Gerações de arranhoense a dançaram em bailes e festas e é pena que os mais novos desconheçam a sua existência e nunca a tenham ouvido tocar.
Com este postal acreditamos que este património musical e cultural será protegido e poderá voltar a ser tocado para alegria e agrado de todos os arranhoenses.
Só se preserva o que se conhece, e as novas gerações arranhoenses hão-de certamente dar continuidade às suas tradições musicais e voltar a aprender a tocar esta e outras peças musicais de tão boa memória.
#PatrimónioMusical
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz