Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 103: ‘Rua do Alto da Várzea’

Toponímia arranhoense

Esta rua, localizada no moderno condomínio que tem estado a crescer em Nossa Senhora de Ajuda, recebeu uma toponímia [1] muito acertada, isto é, foi escolhido o nome da fazenda onde foi implantado o novo condomínio, preservando desse modo a memória do passado e da história arranhoense. [2]

Esta rua do loteamento é um excelente exemplo do critério que devia ser tido em conta na toponímia de toda a freguesia: o nome das ruas deve mudar em cada cruzamento, e devem ser preferidos nomes marcadamente locais.

Provavelmente esta boa prática deveu-se ao loteador. Mas felizmente que assim aconteceu, pois cada rua tem o seu nome, e ainda foi preservada a memória histórica com um nome antigo relacionado com o local.

E assim, onde antigamente haviam fazendas, podemos agora ver nascer um bonito condomínio de modernas vivendas, onde novas famílias se vêm fixar e encontrar um ambiente tranquilo e saudável.

Esperamos com mais este postal da série sobre a toponímia arranhoense, ajudar a despertar e sensibilizar para a importância social e cultural de ter uma correta estratégia local de dar nomes às ruas, largos e praças da freguesia.

Notas:

[1] dá-se o nome de toponímia à escolha dos nomes de um sítio, dum lugar, rua ou localidade.
[2] dá-se o nome de várzea a um terreno de cultivo plano e fértil..

#ToponímiaLocal

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz