Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 093: “Rua de Além”

Toponímia arranhoense

Muitos provavelmente nunca se questionaram sobre a origem deste nome.

Ora como já assinalamos noutros postais, até ao início dos anos 70, a aldeia de Arranhó era limitada a norte por algumas casas existentes na atual Rua da República. Atrás dessas casas, começavam logo as fazendas agrícolas.

Na oralidade popular a zona da fonte era conhecida por “Lameiros”, e, os terrenos acima da fonte, chamados de “Lugar d’Além”, isto é, lugar afastado, mais longe, já fora da aldeia.

Até ao final dos anos 40, o terreno onde se situa a rua que tratamos neste postal, era uma fazenda do Joaquim Além que confinava a sul com a fonte.
Pois foi aí que o seu filho Manuel [2] construiu a sua morada, logo atrás da fonte do Zé Lopes. Sucessivamente, naquele terreno foram construindo as suas moradas os outros irmãos Além: o António, o Firmo, e, o João Além. E desse modo ali se instalaram com as suas jovens famílias os filhos do Joaquim Além e da Maria Romana. Durante décadas assim acontecia em Arranhó, por razões práticas e afetivas, as famílias mantinham-se reunidas à volta do casal patriarca.

É pois de grande sensatez que na grande campanha de abertura de caminhos [1] a Junta de Freguesia de então, atribuísse à rua que ligou a Rua da República com a nova Rua das Eiras, o apelido daquela prestigiada família arranhoense: os Além.

Podemos incluir este caso nos exemplos de escolha feliz da toponímia [3] local, pois foi sabiamente garantida a memória da identidade arranhoense para os vindouros.

Esperamos com mais este postal da série sobre a toponímia arranhoense, despertar e sensibilizar para a importância social e cultural de ter uma correta estratégia local de dar nomes às ruas, largos e praças da freguesia.

Notas:
[1] para saber mais reveja o PA083.
[2] Manuel Luis Lourenço (1927-2006)
[3] dá-se o nome de toponímia à escolha dos nomes de um sítio, dum lugar, rua ou localidade.         

#ToponímiaLocal

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz