Toponímia arranhoense
No passado, esta rua era um de quatro caminhos rurais de acesso a fazendas [1] e courelas [2], que se cruzavam no local conhecido pela população por “4 Caminhos”.
Na verdade, as primeiras fazendas ali junto ao cruzamento com o caminho que ligava a aldeia de Arranhó ao lugar de Ajuda, chamavam-se “Cimo dos Vinhos” [3], mas quando da famosa campanha de abertura de novos caminhos e ruas [4], a Junta de Freguesia pretendeu levar a máquina a rasgar caminho para sul, através das fazendas conhecidas por Chã, para estabelecer uma ligação com a estrada nacional N115, na área da chamada “curva do Arcena”. O projecto não foi alcançado por falta de acordo com alguns proprietários das fazendas atravessadas, mas o nome ficou para a nova rua.
De qualquer modo, podemos dizer que a toponímia [5] escolhida foi feliz, pois a rua atravessa uma área que assim se chamava, e desse modo foi preservada a memória de um passado rural de Arranhó que importa preservar e cuidar para os vindouros.
Esperamos com mais este postal da série sobre a toponímia arranhoense, despertar e sensibilizar para a importância social e cultural de ter uma correcta estratégia local de escolher e dar nomes às ruas, largos e praças da freguesia.
Notas:
[1] dá-se o nome de fazenda a pequenas propriedades rústicas, a terrenos cultivados
[2] dá-se o nome de courelas a parcelas de terra cultivada compridas e estreitas.
[3] nome constante no mapa registral.
[4] para saber mais reveja o PA083.
[5] dá-se o nome de toponímia à escolha dos nomes de um sítio, dum lugar, rua ou localidade.
#ToponímiaLocal
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz