Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 089: “RUA DA IGREJA”

Toponímia arranhoense

Esta rua, hoje larga e alcatroada [1], era no passado um estreito caminho pedonal de terra batida, usado como atalho por aqueles que se dirigiam para as suas fazendas localizadas para norte da aldeia de Arranhó. Por ali iam as mulheres, ou as filhas mais velhas, levar as cestas com o almoço aos maridos que estavam a labutar nos campos.

Era também o troço final do percurso pedonal, de cerca de meia hora, que usavam muitas pessoas católicas do lugar de Louriceira de Cima que, através de atalhos, subiam ao Alto da Cruz, desciam o Janeiro, cruzavam a estrada do Sobral, e finalmente subiam para a igreja paroquial, para virem à celebração dominical da missa. [2]

Assim, a escolha toponímica do nome “Rua da Igreja” foi muito feliz, pois não só é de facto um acesso à igreja paroquial, mas, sobretudo, guarda um grande significado social e religioso sobre a tradição e identidade locais.

Nos dias de hoje, a rua tornou-se também um acesso alternativo da zona norte da atual vila, e poderá vir a ser um eixo de expansão no futuro.

Esperamos com esta série sobre a toponímia arranhoense, [3] despertar e sensibilizar para a importância social e cultural de ter uma correta estratégia local de dar nomes às ruas, largos, e praças, da freguesia.

Notas:

[1] para saber mais reveja o PA083.

[2] Como é sabido, tradicionalmente, sempre foram muitas as pessoas daquela comunidade de Louriceira de Cima, que se deslocavam em grupo e a pé, com devoção, pelos caminhos de atalho para virem à missa na igreja paroquial.

[3] dá-se o nome de toponímia à escolha dos nomes de um sítio, dum lugar, rua ou localidade.

#ToponímiaLocal

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz