Podemos aqui apreciar mais um retrato, já um pouco danificado pelo tempo, de um numeroso grupo de jovens arranhoenses, na esmagadora maioria raparigas. Naquela época haviam muitas crianças na aldeia e nos lugares da freguesia.
Como alguns talvez reconheçam este retrato foi tirado na escada da antiga escola primária, que nos mostra todos os jovens que fizeram em Arranhó a sua comunhão solene [1] católica em 1960, acompanhados pelas suas catequistas.
O menino era o Augusto Gageiro, e neste grupo estão por exemplo a Maria Teresa Gonçalves e a Maria Isabel Frutuoso.
No verso da foto podemos ler uma informação manuscrita: “recordação da comunhão solene de 1960, a 20 de Maio”. O retrato original que nos foi facultado apresenta também no verso o carimbo da Póvarte, de Domingos Matias, de Sobral de Monte Agraço.
Esta belíssima recordação só foi possível graças à generosa partilha da Maria Joaquina Gageiro, e da colaboração da Deolinda Assis, a quem muito agradecemos. Só assim podemos preservar a nossa história comunitária.
Notas:
[1] A Comunhão Solene, ou Profissão de Fé, é um rito ou celebração do percurso da Catequese dos fiéis da Igreja Católica e que ocorre sensivelmente por volta dos 10 ou 11 anos das crianças, pré-adolescentes.
#UsosCostumes
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz