Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 078: “Celebrando a Comunhão Solene”

Podemos aqui apreciar mais um retrato, já um pouco danificado pelo tempo, de um numeroso grupo de jovens arranhoenses, na esmagadora maioria raparigas. Naquela época haviam muitas crianças na aldeia e nos lugares da freguesia.

Como alguns talvez reconheçam este retrato foi tirado na escada da antiga escola primária, que nos mostra todos os jovens que fizeram em Arranhó a sua comunhão solene [1] católica em 1960, acompanhados pelas suas catequistas.

O menino era o Augusto Gageiro, e neste grupo estão por exemplo a Maria Teresa Gonçalves e a Maria Isabel Frutuoso.

No verso da foto podemos ler uma informação manuscrita: “recordação da comunhão solene de 1960, a 20 de Maio”. O retrato original que nos foi facultado apresenta também no verso o carimbo da Póvarte, de Domingos Matias, de Sobral de Monte Agraço.

Esta belíssima recordação só foi possível graças à generosa partilha da Maria Joaquina Gageiro, e da colaboração da Deolinda Assis, a quem muito agradecemos. Só assim podemos preservar a nossa história comunitária.

Notas:
[1] A Comunhão Solene, ou Profissão de Fé, é um rito ou celebração do percurso da Catequese dos fiéis da Igreja Católica e que ocorre sensivelmente por volta dos 10 ou 11 anos das crianças, pré-adolescentes.

#UsosCostumes

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz