Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 073: “Mocidade arranhoense”

Fico sempre muito contente quando alguém partilha connosco estas bonitas recordações pessoais dos seus álbuns de fotografias, tão ricas de significado, e que o tempo vai transformando em preciosos testemunhos da vida comum na aldeia de Arranhó.

Neste caso podemos ver três bonitas raparigas que procuraram registar a sua amizade num ambiente agradável e solarengo rodeadas de vasos e flores. É muito significativo podermos ver a simplicidade e o ambiente rústico de então, em terra batida, pois não haviam nos anos 50 nem o alcatrão nem os passeios a que hoje estamos habituados.

No formato original, este belo retrato em formato postal apresenta no verso manuscrita em primorosa caligrafia, uma cuidadosa informação: «fotografia tirada no dia 11 de Novembro de 1952, Lucília, Zulmira, Natália.»

E com esta sucinta informação, e revendo a foto, podemos também nós pressentir o calor do convívio e da amizade, o gosto que elas colocaram neste retrato. São elas a Lucília Carpinteiro, a Zulmira Ferreira, e a Natália Padeiro. Reparai também nos pormenores, como a elegância das roupas e o calçado da época, pois elas cuidaram da sua apresentação para este encontro prazenteiro e para a respetiva foto.

A vida comunitária na aldeia caracterizava-se por este ambiente simples e saudável.

#UsosCostumes

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz