Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Postal de Arranhó N° 059: “Grupo com cachorrinho”

Esta bela foto de grupo dos anos 50, associa de forma muito expressiva a camaradagem vivida pelos homens arranhoenses, com a sua predileção pelos cães de caça.

Até aos anos 80 persistiu em Arranhó um gosto generalizado pela atividade da caça, tendo mesmo sido criada uma Associação de Caçadores, verificando-se nos anos 90 um rápido decréscimo desta atividade cinegética.

Noutros tempos quando abriam as épocas de caça, era grande o movimento por essas vinhas e fazendas, acompanhado do som de tiros e do latido dos cachorritos.

A foto também nos permite ver o modo simples como as pessoas se vestiam e se juntavam aos domingos para conversar e conviver. Para se distraírem tinham então o jogo da malha, os jogos de cartas (sueca, bisca, etc.) ou o dominó.

Porque é importante preservar o nome em cada rosto para guardar a memória fazemos a aproximação possível:

Em pé – [1] ?, [2] ?, João Cardoso Ferreira, [4] ?, António Raimundo Assis, [6] ?

Agachados: [7] ?, José Soares Mateus (ou Zé Major), Fabião, José Assis Lourenço (ou Zé do Vicente)

Esta belíssima recordação só foi possível graças a mais uma generosa partilha duma foto privada, que muito agradecemos. Recordar é viver, e como podeis confirmar estas recordações fazem-nos bem a todos nós. Só assim podemos preservar a nossa história e a nossa identidade.

#PessoasFamílias

© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz