Sempre ouvi contar que os sapateiros eram muito irreverentes e virados para os folguedos. Então às segundas-feiras, que era o seu dia de folga, era sempre dia de folia. Certamente que para isso contava serem na sua maioria muito jovens e a vida ser naquele tempo monótona sem grandes distrações.
Um desses personagens típicos era este na foto, com uma bilha à ilharga como usavam as mulheres. Chamavam-lhe Zé Mouco, e não sabemos bem porquê. A alcunha ‘mouco’ alude a dificuldade de audição, talvez sofresse de algum grau de surdez.
Sabemos muito pouco sobre ele, além da fama de ser muito brincalhão, e de estar associado aos primórdios da atividade desportiva e à primeira equipa de futebol, ainda no tempo do Sport Lisboa e Arranhó.
A foto é de grande valor histórico, não só pela sua presença e o modo de vestir típico (a boina, aquele tipo de camisola interior, as calças largas de cotim com remendos, etc.), mas também por nos mostrar como era a aldeia à beira estrada nacional. Vemos ao fundo os antigos choupos, com aquela típica barra branca de cal, que assinalavam a estrada nacional; e também podemos ver como eram as construções em frente das casas do Henrique Gageiro e dos Padeiros.
#UsosCostumes
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz