Esta bela foto a recordar-nos como a aldeia de Arranhó sabia ser grata e bem acolher quem a visitava e ajudava a progredir.
Podemos aqui observar o cuidado posto na preparação duma sala, normalmente uma garagem ou armazém disponibilizados por um arranhoense, e, o esmero na decoração das paredes e na apresentação duma mesa farta, até o detalhe dos vasos decorativos com verdura.
Neste caso, tratava-se dum momento comunitário singular: a inauguração da luz eléctrica pública na aldeia de Arranhó, a 12 de Dezembro de 1962.
Nos lares domésticos ainda permaneceram os candeeiros a petróleo durante alguns anos mais.
Naquela bem arranjada sala, com tudo o que havia de melhor para apresentar, foram acolhidos o então presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, o Governador Civil de Lisboa e outras entidades, na presença de muitas figuras notáveis da freguesia de então:
Junto à mesa e da esquerda para a direita: 1.º, Alfredo Padre (à época regedor, taberneiro e barbeiro na Sra. da Ajuda); 2º, José da Cruz Além (Arranhó); 3.º, Custódio Soares (Sra. da Ajuda); 4.º, Manuel Cândido (Camondes); 5º, António Henriques da Silva Osório Vaz (governador civil de Lisboa); atrás Joaquim Custódio (da Quinta do Paço); 6º, João Manuel Vaz Monteiro de Carvalho (presidente do Município de Arruda).
#EventosEfemérides
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz