Na sequência da Exposição sobre o tema no salão do URDA nos anos 80, [1] vamos apresentar de forma faseada este Estudo mais atualizado da história das dinâmicas associativas em Arranhó. [2]
5.2 – Reanima-se o futebol e é fundado o C.D.A.
Sinal da dinâmica associativa conseguida no início desta década de 50, foi a reanimação do gosto pela prática do futebol. Embora se mantivessem as fortes reticências dos adultos, um grupo de jovens liderados pelo António Mateus, o Manuel Florindo da Eira, o Francisco Soares da Encarnação, e o Francisco Lourenço Pulga, fundam em 28 de Maio de 1952 um novo clube, o C.D.A – Clube Desportivo Arranhoense, que herda o património e finalidades do clube anterior, o S.L.A..
Ao longo da história nunca houve rivalidade entre os clubes e a coletividade, na aldeia eram todos amigos e parentes, apenas se verificava a preferência de uns mais pela atividade desportiva, e de outros mais pela atividade recreativa e cultural. Podemos talvez dizer que o futebol era mais para um público naturalmente masculino.
A reanimação do futebol proporcionou muitos e emocionantes desafios que mobilizaram atletas e muita assistência nos campos da Chã e das Galhôfas.
Nesta fase do arranque o C.D.A. revela-se bastante dinâmico mas o dinheiro é pouc, e por essa razão, além da organização regular de desafios de futebol com equipas da região e da capital, os seus directores ensaiam iniciativas inovadoras no âmbito da angariação de fundos e da promoção do convívio e bem estar arranhoense.
Notas;
[1] Luiz, José M. Ferreira | Guião da Exposição 60 Anos de Vida Associativa Organizada | manuscrito dactilografado | Arranhó, 1989.
[2] Luiz, José M. Ferreira | Estudo Sobre o Associativismo em Arranhó | original, 2023.
Na foto podemos conferir uma das primeiras equipas de então.
Da esquerda para a direita, de pé: Evaristo, Joaquim Carvalho do Céu, José Casimiro, Joaquim Piriquito, António Carvalho Rodrigues, Elias, João Valente, Evaristo, e José Ferreira (Zé Mouco) com uma caixa de primeiros-socorros.
frente: Vasco Félix Pinto, Adelino, José da Silva Lourenço, Pedro Silva, Staline, e Ferreira da Silva.
#HistóriaLocal
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz