Na sequência da Exposição sobre o tema no salão do URDA nos anos 80, [1] vamos apresentar de forma faseada este Estudo mais actualizado da história das dinâmicas associativas em Arranhó. [2]
4.3 A fundação do Sport Lisboa e Arranhó
O terceiro grande acontecimento nesta década de 40, chegou pelas mãos do José da Silva Lourenço, outra figura incontornável em Arranhó.
O José Lourenço vivia com os pais em Lisboa e sentia a necessidade de colmatar uma lacuna que persistia na vida associativa local: a falta de actividades desportivas. Assim, com os conhecimentos adquiridos na capital e com a ajuda do Firmo Soares da Encarnação, do José Francisco Frade, e do António Ferreira Morgado (António “Mota”), fundou em 3 de Maio de 1945 o primeiro clube de futebol da freguesia a que chamaram S.L.A. – Sport Lisboa e Arranhó.
Eram muito jovens, e a organização do clube era precária e com fracos recursos, mas a vontade de jogar futebol e o entusiasmo do José Lourenço levaram aquele grupo de jovens a sonhar e o clube esteve mesmo prestes a ser enquadrado na rede de filiais do Sport Lisboa e Benfica. Veio daí a cor vermelha nas camisolas.
Os desafios de futebol começaram por se realizar num campo instalado na Chã, transferindo-se depois para outro lugar nas Galhôfas. Da primeira equipa faziam parte: o José Frade. o Joaquim Carvalho, o Teófilo, o Alfredo, o Lucindo, o José da Glória (José Ferreira Lourenço), o João Delgado, o Firmo Soares da Encarnação, o José da Silva Lourenço, o Zé Caralinda, e o Zé Mouco.
Desde o início, os jovens desportistas tiveram que se confrontar com a resistência dos adultos, que não viam com bons olhos a prática dum desporto feito ‘à chuva e ao vento’ que podia ser prejudicial para a sua saúde. Aliás, embora o clube tenha alcançado inúmeros resultados positivos quer em casa, quer fora, essa pressão não diminuiu, e, o falecimento do Zé Caralinda foi o pretexto para desactivar aquela iniciativa. [15]
Notas;
[1] Luiz, José M. Ferreira | Guião da Exposição 60 Anos de Vida Associativa Organizada | manuscrito dactilografado | Arranhó, 1989.
[2] Luiz, José M. Ferreira | Estudo Sobre o Associativismo em Arranhó | original, 2023.
[15] José da Silva Lourenço contou-nos de forma pormenorizada todos os detalhes da fundação do S.L.A.
#HistóriaLocal
© Direitos Reservados, Reprodução Proibida | Arranhó Memória e Gratidão, compilação e foto de José M. Ferreira Luiz